sexta-feira, 20 de maio de 2011

O palhaço Ronald McDonald deve continuar? / FOLHA.COM, 20 DE MAIO

A McDonald's Corp rejeitou os pedidos de avaliação do impacto da sua comida sobre a obesidade infantil, e disse que a marca registrada do palhaço Ronald McDonald ainda vai vender muitos "McLanches Felizes" para as crianças nos próximos anos.

"Esta é uma questão de escolha e nós acreditamos no processo democrático", disse o executivo-chefe da empresa, Jim Skinner, durante reunião com seus acionistas sob uma onda de aplausos entusiasmados. "Trata-se do direito pessoal e individual de escolha."
Os acionistas da maior cadeia de fast food do mundo rejeitaram a proposta que exigiu um relatório sobre o papel da rede na epidemia de obesidade infantil, dizendo que os clientes eram livres para fazer suas próprias escolhas alimentares.
"Ronald McDonald é um embaixador a serviço do bem e não vai a lugar nenhum", disse Skinner com firmeza.
Entre os dissidentes na reunião estava Donald Zeigler, diretor da Prevenção e Estilo de Vida Saudável da Associação Médica Americana, que questionou quando a cadeia de lanchonetes vai parar de usar o palhaço para promover seus produtos.
Zeigler, que também é professor da Rush University Medical Center, foi um dos 550 profissionais de saúde que assinou uma carta aberta ao McDonald's.
Na terça-feira (17), um grupo de vigilância colocou anúncios em jornais de todo o país, pedindo que o McDonald's pare de se promover por meio do palhaço, de brindes e de outras táticas.
Cerca de 17% das crianças e adolescentes são obesos, de acordo com CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos EUA. O excesso de peso na infância aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2, colesterol alto, hipertensão e uma série de outras doenças.
O McDonald's é alvo de críticas há anos em razão de suas táticas de marketing e vendas do McLanche Feliz para crianças, que incluem brinquedos como estímulo.
A rede permite que os pais troquem o leite ou o suco por refrigerante, e também oferece maçãs fatiadas com molho de caramelo e nuggets de frango como alternativas para batatas fritas e hambúrgueres.
A cadeia de restaurantes tem opções mais saudáveis no cardápio, incluindo saladas e farinha de aveia, mas os críticos argumentam que ainda há muita gordura, sal e açúcar em suas refeições.
Mesmo a farinha de aveia, observou um crítico, contém quase a mesma quantidade de açúcar que uma barra de chocolate Snickers.
Skinner defendeu a estratégia do McDonald's, que resultou em pesadas vendas e lucros para os acionistas.
Mas, como apontam especialistas, crianças obesas com frequência se tornam adultos obesos, sobrecarregando o sistema de saúde inteiro.
Ironicamente, Miles White, presidente e executivo-chefe da farmacêutica Abbott Laboratories, é diretor do conselho do McDonald's desde 2009.
A Abbott faz uma ampla gama de medicamentos, incluindo estatinas para baixar o colesterol, e dispositivos médicos, como stents (dispositivos para dilatar vasos sanguíneos), usados em pacientes cardíacos com artérias obstruídas.



Dando aqui minha opnião, acho que ja passou da hora da maior rede de fast food do mundo se render ao novo rumo que nós jovens,adultos,idosos estamos querendo para o futuro. Um mundo que tenhamos mais lonjevidade proporcionada principalmente pela boa qualidade de vida e não ficar colocando entraves numa questão que ao meu ver só irá fazer o bem a humanidade.
           Diga-se de passagem meu caro leitor, como consta no Livro "Sociedade Midiatizada" de Dênis Moraes e também entre outros como "Criança do Consumo a infância roubada" de Susan Linn, o grupo Mc Donalds gasta 2 bilhões de dólares em propaganda, não têm se quer um dia que não temos anúncio dessa empresa, ai me explica, porque não se voltar mais financeiramente com um olhar social, de responsabilidade com a sociedade e dar um exemplo de cidadania aos milhões de consumidores que contrinbui para o crescimento exagerado da rede de fast food. Fico imaginando que no Brasil ja temos mais de 30% de crianças em sobrepeso, se não tomarmos conhecimento da gravidade que é a exposição das crianças as propagandas massivas do palhaço, os brindes do "Mc Lanche feliz" podemos chegar a estatísticas de saúde rica em diabéticos como mostra os médicos, por isso peço uma maior reflexão ao leitor, sociedade organizada, empresas e políticos do nosso Brasil o que queremos deixar de aprendizado aos nossos jovens?, a verdadeira felicidade ou aquela que termina porque o dinheiro acabou e não têm como mais comprar Big Mac?

Nenhum comentário:

Postar um comentário