quarta-feira, 23 de abril de 2014

AFINAL PORQUE SE MANIFESTAR?



Boa noite leitores,





Após uma atitude fruto de manifestações incansáveis da população capixaba, governador Renato Casagrande acerta, por tempo indeterminado o fim do pedágio da terceira ponte. Assim, eis a minha pergunta porque se manifestar?

Bom, para isso, vou me dar ao luxo e me recordar da história, mais precisamente de uma das obras mais maravilhosas já produzidas, por ninguém mais do que nosso grande pensador clássico, Karl Marx.

Autor demonstrou em uma das suas obras célebres, "18 Brumário de Luís Bonaparte" a revolta do proletariado francês contra a burguesia, detentora de todo o capital financeiro da época, em 1848, o proletariado vendo-se excluído após a democracia ser consolidada pela revolução francesa exigiam os mesmos direitos dos burgueses, infelizmente no início também não conseguiram grandes mudanças, mas mesmo assim, lutaram, com barricadas, herança de seus antecessores, aprenderam a buscar melhores condições de vida.

Contudo, a lição que a meu ver devemos ter é que lutar, realmente requer sacrifícios, que nem todo mundo está em condições de fazer e também de querer fazer. Só que temos que assim como escolhemos ter alguma profissão, é necessários termos além disso, princípios de vida, valores, que estarão juntos de nós, não necessariamente sendo utilizados a todo instante, ou mesmo na nossa profissão por exemplo, mas conosco, até o fim de nossas vidas, formando a nossa personalidade e consequentemente contribuindo para nosso mundo que afinal é a nossa casa.

Para falar de mudança, me recordo do livro que li, do sociólogo Zigymunt Bauman, "Modernidade Líquida" aqui vai uma belíssima citação para nós refletimos sobre mudança: "você só deve mudar, quando as necessidades impelem ou os desejos e os sonhos os solicitem." Dessa forma, temos que sonhar e para sonhar, para principalmente conquistar nossos sonhos devemos ter atitudes. Vitória do estado do Espírito Santo teve uma grande mudança, depois de anos pagando um pedágio caro, mudou, porque os sonhos de toda a população capixaba eram os mesmos.

E não é só isso, nosso estado, cuja me orgulhou muito, colocou a quase um ano atrás, 100 mil pessoas, manifestando, suas indignações contra o governo, que ultimamente só manipula, confunde, rouba, "lava as mãos" para não ter que se sacrificar, porque sacrifício exige trabalho, força, vontade, desejo, sair da zona de conforto e buscar novos conflitos e não se acovardar colocando a sujeira por baixo do tapete.

Falando de conflito, lembrei de George Simmel, sociólogo, ele mesmo que diz, é irrisório pensar o equilíbrio do ser humano sem ter nenhuma forma de conflito manifestada. Por isso, conflito, apesar de a nossa sociedade, ser consumista, viver em conforto o tempo todo, não gostar nenhum pouco de discutir, de criticar, conflito é sim, muito eficaz, principalmente para mudar, só assim conseguiremos repensar a nossa forma de agir, criticando, vendo o que pode estar errado ou permaneceremos estagnados, feito produtos de supermercado, só esperando ser consumido e nada mais, com todas as suas adversidades, seus efeitos colaterais.

Terminarei meu artigo, com uma citação de um autor, que gostarei de conhecer ainda mais obras suas, Schiller diz: "o desenvolvimento da capacidade do homem para sentir é, portanto, a necessidade mais urgente da nossa época." Bom, é isso pessoal, deixo ai um belíssima citação, tendo em vista, o mundo que nos cerca, confuso, racional, utilitarista, mecanicista, consumista, para tentarmos ver mais além, do que as coisas parecem ser, para nos preocuparmos mais em conhecer as histórias, as histórias inclusive de cada um de nós, para sabermos mais quem somos, devemos certamente, ter essa habilidade de sentir, apurada. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário