sábado, 14 de novembro de 2015

EDITORIAL DO BLOG SOBRE O ATENTADO EM PARIS



Boa noite queridos leitores,










Gostaria aqui de expressar minha opinião sobre os atentados ocorridos na França, na verdade já foram dois ne, com os chargistas no início do ano e na sexta feira 13/11/2015.

Primeiramente, coloco que essa questão é bem mais complexa que possa aparecer. Digo isso pois temos vários imigrantes entrando na Europa, saindo justamente de conflitos, guerras civis de seus países que invés de investirem em educação, moradia, cultura, transformam o mundo num cenário de guerra.

Dessa forma, quero lembrar a vocês que a Europa foi construída em meio a um ambiente de guerra, podemos constatar isso na bibliografia de Charles Tilly, na sua obra "Coerção Social e Estado Europeu." na época, eram vários territórios pequenos comandados pelos seus reis, "começou assim sempre um querendo interferir no outro" como podemos observar o fato ocorrido na França, terroristas cometendo atos abomináveis, assim não estou dizendo que o que o estado islâmico ta fazendo é correto, claro que não, e não é mesmo, mas quero colocar como um ponto para pensarmos.


Se a França que carrega o símbolo de país que fundou os princípios do que chamamos hoje de direitos humanos, na época com a revolução francesa, usando a máxima, "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" que como sabemos pela história que isso foi uma farsa burguesa, acho que em pleno século XXI temos que levar essas palavras mais a sério.

Como disse certa vez em uma palestra, Mário Sérgio Cortella, das 10 maiores cidades do planeta, São Paulo, que Paulo significa pequeno, das 10 maiores cidades do planeta, São Paulo foi a única fundada numa escola, todas as outras foram fundada numa guerra, assim, prefiro ter um país com problemas de grandes metrópoles do que ter países em guerra a vida inteira como foi a guerra dos 30 anos na Europa em 1640 aproximadamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário