domingo, 8 de junho de 2014

SENTIMENTO DE SER BRASILEIRO









Boa noite queridos leitores,


Hoje, em homenagem a copa do mundo, quero falar um pouco do sentimento de ser brasileiro. E ai, passando um dia com meus pais, resolvemos ir na Ilha das Caieiras, aqui em Vitória Espírito Santo. Um lugar fascinante, no período da copa do mundo então, acho que tem muito a ver, com nós, com eu e com você, de sermos, não importa quanto tempo passe, onde estivermos, nessa época em questão, somos brasileiros, até que a copa acabe, vivemos cada segundo, a festa, a grande festa.

E não me venha com essa que somos patriotas somente nesse junção com o futebol, pois, estou para ti falar, apesar de não poder provar, mas me recordando a copa de 70, que o Brasil foi tricampeão, pela primeira vez, naquele ano, uma seleção ganha 3 vezes, a mesma copa do mundo e era pela primeira vez, televisionado via satélite, para todos. Assim, não é difícil imaginar porque o Brasil ficou tão conhecido, pelo futebol, mas com uma forcinha da mídia é verdade.

Dessa forma, mesmo que alguns não goste, as vezes até eu ja me coloquei nessas situações, por exemplo: Somos brasileiros somente nessa época? Acho que essa pergunta, depois de eu refletir um pouco mais e analisar a história, a história que o Brasil conseguiu fazer, para nós brasileiros, dentro do futebol, acho que essa pergunta é muito pequena tendo em vista, a questão cultural que floresceu no nosso país, por causa de uma bola.

É claro, que não estou falando somente de bola, estou falando de pessoas, brancas, negras, pardas, índios, japonesas, não importa a cor, futebol no nosso país é alegria, é garra, é vontade, é força, união, abraços, é vida e vida boa, vida com paz.

Ir para periferias como a Ilha das Caieiras em vitória, e notar a felicidade das pessoas naquele bairro, por causa de um verde e amarelo nas ruas, por causa de um clima, um ambiente que só o futebol sabe fazer, mas vale a ressalva, só o futebol brasileiro, pois, sermos brasileiro, é ter gosto de vitória, na boca, é sentir o arrepio na hora de tocar o hino, para ver a seleção jogar, é sermos iguais, pelo incrível que pareça, na minha opinião, em tempos modernos, por um tempo até grande.

Tantas diferenças, vivenciamos no nosso mundo globalizado, no entanto, na copa do mundo, ela parece mudar, ela parece se transformar junto com a copa, é uma coisa que ninguém sabe explicar, todos os brasileiros, seja, seus pais, avós, assistem a seleção canarinho jogar, aliás, canarinho que fatalmente nos lembra o pássaro, amarelo que raramente vemos nas cidades, mas que podemos, por um instante, sentir a sua presença, nos corpos dos mestre das bolas, pela nossa seleção brasileira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário