segunda-feira, 9 de junho de 2014

"ENCONTRO COM O ÍDOLO" SALVE CORTELLA!!!














Meus queridos leitores,


Acho que dessa vez fiquei mais feliz do que vocês, em ter que digitar essa matéria, Salve Cortella!!, bom, como vocês já devem saber, sou fã declarado por Mário Sérgio Cortella, já fiz várias citações, do próprio autor, no meu blog e mesmo assim, não me canso de ouvir e ler o maior filósofo brasileiro da atualidade na minha opinião.

Como eu disse anteriormente, utilizo Cortella, em sala de aula, na minha vida, para rir, contar histórias, entender sobre o mundo, compreender o ser humano, gravar citações é verdade, gosto muito das citações de Mário Sérgio Cortella, até as citações citando Paulo Freire, todas, sem exceção, desde as mais simples até as mais complexas, apesar que complexas, dificilmente Cortella fala difícil, ele fala para todo mundo entender, não estou querendo dizer somente estudantes, de graduação, mas sim, todo mundo mesmo, Cortella é muito bom, certamente o bem que ele faz para humanidade, ele deve ganhar em dobro, com suas obras, suas realizações, Cortella um verdadeiro cidadão brasileiro e claro, um exemplo a ser seguido.

Mas digo que a experiência de estar perto do ídolo, é uma coisa inexplicável, Cortella, depois da sua palestra ao vivo, mesmo eu já ter visto várias palestras suas pelo www.youtube.com Cortella é muito melhor pessoalmente, fato, nada como o contato, a certeza que ele é professor, na verdade, no meu popular Mário Sérgio Cortella, que da aula a 37 anos, é um MONSTRO!!! de SABEDORIA!! nada como constata, que o cara é bom mesmo, acho que falta muito isso nas pessoas, humildade, reconhecer que tem que dar valor, quando vemos um profissional, ainda mais na área de educação, fazer com tanta modéstia como diriam os filósofos, o seu trabalho.

É claro que não podemos de deixar, de prestigiar o evento, feito pela emissora "TRIBUNA", Cortella discutiu como já era previsto, a temática "Gestão do conhecimento" falas simples desse mestre, faz nos pensar em tantas coisas, como futuro educador, a capacidade da reflexão que ele faz do mundo, do seu cotidiano, como alguns conceitos, que hoje dizemos que temos "acesso a informação", que é bem diferente de termos conhecimento, informação você esquece, mas conhecimento, você pode passar anos sem andar de bicicleta, mas quando você encontra uma, você anda com facilidade, pode até não ter prática, mas saber, aquilo que você buscou em aprender, isso fica guardado para sempre.

Cortella é assim, uma sensibilidade gigantesca, coisa rara hoje em dia, num mundo totalmente enfeitiçado pela magia do consumo, Cortella, na sua sensibilidade, na sua percepção de observar o mundo, certamente, já nos diz, como está o nosso mundo, precisando de tantas melhorias, na educação, na política, na saúde, esse um professor de verdade, que pensa, que ensina, que volta atrás, que nos coloca no lugar do outro, que nos conta história, mas que também, nos faz análises, importante sobre o mundo, a própria vida.

Minha mão chegava a tremer, na fila esperando ele me dar o autógrafo, comprei o livro dele e de Klóvis de Barros Filho,  "Ética e Vergonha na cara" dizem que é muito bom, eu não tenho dúvida, uma união de um filósofo desse porte e um sociólogo da altura de Klóvis de Barros Filho, é óbvio que fiz boa comprando, ehehe aproveitando o link que fiz do consumo anteriormente.


Teve outros palestrantes, mas na parte da tarde, tive que dar uma saidinha, e ai não peguei algumas pessoas, agora queria fazer uma crítica ao nosso secretário de educação da (sedu), que estava lá, na mesa redonda, achei ele completamente fora no que tange o desenvolvimento da educação, nos aspectos, políticos, sociais e culturais.









Vale dizer também, que o evento foi de graça, sobre a educação e os créditos foi tudo para a Tribuna, até porque nosso governador Renato Casagrande correu, acho que de ser vaiado, pois, muitos pessoas que foram eram professores como eu.

Gostaria de lembrar aqui também, uma ótima professora que conheci nesse evento, professora Rosberg, muito simples também, fechou a palestra, falando sobre as dificuldade de ser um educador hoje no mercado global e discursou utilizando sua tese, de doutorado que ela fez, nos trazendo bibliografias interessantes como "Reprodução" de Pierre Bourdieu.














E aqui, para fechar, mostro uma foto que tirei no evento, quando mostrou uma menina de 12 anos de idade que foi espancada pelo pai e decidiu sair de casa, virou traficante, viciada, o vídeo nos mostra como a educação quando infiltra de fato na família pode mudar a nossa história.


















Bom, só para terminar, dedico esse espaço em homenagem ao nosso  astro da educação grande professor Mário Ségio Cortella







 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário