Boa noite senhores!!
Bom para quem não me conhece eu sou Tiago Soares professor de Sociologia licenciado pela Uninter e bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda.
Hoje eu vou contar sobre a minha visita, a pequena vila de Itaúnas, permaneci em Itaúnas 5 dias, dancei o forró deles e comi da sua gastronomia, aliás tudo muito bom por sinal.
No meu modo de ver, Itaúnas deveria ser um patrimônio cultural da Unesco, por ter tanta cultura em um lugar só. Conversei com os "Nativos" pessoas que nasceram lá, conheci uma professora pedagoga que já deu aula de Sociologia e Filosofia.
Ficamos um bom tempo conversando. Tínhamos muito a o que conversar, ela disse que a vila de Itaúnas é metade da religião católica e protestante, tendo na praça principal a igreja católica muito bonita.
A professora disse que a origem dos povos de Itaúnas, eram índios Patachos e Quilombola. Conversei no dia do show de Severo Gomes, com um homem negro, ele me fez lembrar dos conhecimentos da Antropologia.
Segundo o homem, o avô dele era Quilombola, "Itaúnas não se resume a dança do forró pé de serra" ele disse ainda: "a essência tem muita coisa que não da para pegar em 5 dias." Bronislaw Malinovsky antropólogo fundador da pesquisa etnográfica dizia que um sábio antropólogo deve "ir para pesquisa não como mestre, mas como um aluno querendo aprender."
Malinovsky sabia o que estava dizendo, ele fez uma pesquisa com os povos Trobiand da Melanésia sabendo a língua nativa dos povos, por isso pessoal, realmente, dizer que em 5 dias eu conheci Itaúnas é difícil, mas certamente da para mostrar a beleza do lugar e fazer nós conhecer um pouco da riqueza do estado do Espírito Santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário