sexta-feira, 21 de julho de 2017

O QUE A ANTROPOLOGIA PODE NOS ENSINAR?





Boa noite galera!!








Bem, como vocês já sabem, meu nome é Tiago Soares Wand-Del-Rey, sou professor de sociologia e filosofia de ensino médio na Serra, dou aula desde 2014, penso que escolhi o que eu amo fazer, ser professor, isso é o que eu mais gosto.

É claro que não estou falando que é fácil ser professor, assim como outras profissões, ser professor tem as suas particularidades e seus níveis de exigência, que não são poucos, como repertório de conhecimento, habilidades em algumas áreas como a escrita, saber se colocar no lugar do outro, então requer também muito do indivíduo, a sua inclinação para algo.

Bem, mas o que a antropologia tem a ver com isso? olha, aparentemente parece que não tem a ver, mas na prática, disciplinas como sociologia, filosofia e antropologia pode nos ajudar a entender o mundo que nos cerca.

E essa é a questão, como diz Clóvis da Barros Filho, "Existir é insistir, na própria existência," se posicionar diante do mundo pode ser primordial para o esclarecimentos de nós mesmo, até mesmo como pessoa, como se conhecer. E segundo um dos maior pensadores que tivemos, Aristóteles, o conhecer é um desejo inerente ao homem.


Mas, como estava dizendo, lendo o livro "Antropologia Social" de Evans-Pritchard" ás técnicas da antropologia, de conhecer os povos pode ser fundamental para nós lidar com a diferença. Estava eu, (Tiago) conversando isso pessoalmente com o meu psiquiatra, outra coisa muito boa viu gente, terapia, consulta com psiquiatra vale a pena.


Ele confirmou, uma coisa que eu ja tinha na minha cabeça uma preocupação, a nossa sociedade, perguntei ao meu psiquiatra, é uma sociedade de Classe? como afirma nosso grande filósofo Karl Marx.

Ele, na mesma hora respondeu, "sim, temos muita dificuldade de conviver com que é diferente" e isso ne gente é somente uma análise que podemos fazer dentre tantas outras que existe no nosso mundo capitalista.


Assim sendo, penso que Malinovski, fundador da antropologia, quando ele pesquisou os povos trobiand da Melanésia, sabendo a língua nativa, entre 1914 a 1918, isso é uma riqueza de conhecimento muito grande, para aceitar o outro do jeito que ele é, não como a gente quer, ou como a mídia faz, com os estereótipos, de pessoas como os Gays, como se todos os Gays fossem, brincalhões, estereótipos de brasileiros, como se todo brasileiro fosse malandro, entre várias estereótipos que existem na nossa terra.


Assim, deixo esse tema para vocês, pensarem, como a antropologia pode ajudar vocês jovens de 15 anos de idade, que estão ingressando no ensino médio, e depois vão ter uma das maiores preocupações dos jovens que é saber o que de fato quer ser, qual profissão quer seguir.


Abraço!! gente até mais!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário