sexta-feira, 24 de março de 2017

ÉTICA A NICÔMACO



Boa noite pessoal!!










Bom para quem não me conhece eu sou o professor Tiago, leciono sociologia e filosofia na escola particular de bairro de Fátima. Sou bacharel em comunicação social com habilitação em publicidade e propaganda. Hoje eu vim falar de um assunto que está pouco em uso aqui na nossa sociedade.


De acordo com Lipovetsky, em "Felicidade Paradoxal" a nossa sociedade vive hoje o "pré-a-penser" ao pé da letra, seria a "reflexão automática,'' ou seja, um mundo tão consumista como o nosso, as pessoas não param mais para pensar em si mesmas, pensar sobre vida e ai pegando o raciocínio de Aristóteles, o ser humano no mundo de hoje está viciado com a televisão, o celular com internet, propagandas que geralmente só nos passa coisas ruins ou de pouco contribuição a nossas vida e isso pode ser um problema no mundo atual.


É por isso que resolvi ler esse livro fabuloso, o "Ëtica a Nicômaco" de Aristóteles, segundo o autor a ética para o bem o autor a chama de virtude, ou seja, um homem generoso é aquele que faz, ná prática coisas boas.

Assim, Nicômaco é homenagem a seu pai, mas gostaria de frisar uma coisa, pessoal, não se engane, fazer só coisas boas, ou como diz Aristóteles, ter a mediania, não é fácil, o vício ele nos controla e assim perdemos muitas vezes o nosso rumo.


Por isso devemos sim praticar o bem, eu diria ainda, levar o bem a sério, pois percebendo que a ética é que forma nosso caráter, precisamos praticar o bem constantemente, para não levar a outros caminhos que como diz o autor, nos traz o excesso.


É bom lembrar, o autor também nos fala que tem coisas que são totalmente fora da ética como por exemplo o homicídio, para o homicídio não existe meio ruim, ou equilíbrio para isso mas sim, tem exceção a regra. Bom pessoal é isso, era só uma palinha para incentivar vocês a lerem o livro, que nos faz pensar ao nosso redor e na vida que é por excelência uma das maiores dificuldades que nós jovens temos quando ainda estamos começando a nossa caminhada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário