sexta-feira, 24 de março de 2017

ÉTICA A NICÔMACO



Boa noite pessoal!!










Bom para quem não me conhece eu sou o professor Tiago, leciono sociologia e filosofia na escola particular de bairro de Fátima. Sou bacharel em comunicação social com habilitação em publicidade e propaganda. Hoje eu vim falar de um assunto que está pouco em uso aqui na nossa sociedade.


De acordo com Lipovetsky, em "Felicidade Paradoxal" a nossa sociedade vive hoje o "pré-a-penser" ao pé da letra, seria a "reflexão automática,'' ou seja, um mundo tão consumista como o nosso, as pessoas não param mais para pensar em si mesmas, pensar sobre vida e ai pegando o raciocínio de Aristóteles, o ser humano no mundo de hoje está viciado com a televisão, o celular com internet, propagandas que geralmente só nos passa coisas ruins ou de pouco contribuição a nossas vida e isso pode ser um problema no mundo atual.


É por isso que resolvi ler esse livro fabuloso, o "Ëtica a Nicômaco" de Aristóteles, segundo o autor a ética para o bem o autor a chama de virtude, ou seja, um homem generoso é aquele que faz, ná prática coisas boas.

Assim, Nicômaco é homenagem a seu pai, mas gostaria de frisar uma coisa, pessoal, não se engane, fazer só coisas boas, ou como diz Aristóteles, ter a mediania, não é fácil, o vício ele nos controla e assim perdemos muitas vezes o nosso rumo.


Por isso devemos sim praticar o bem, eu diria ainda, levar o bem a sério, pois percebendo que a ética é que forma nosso caráter, precisamos praticar o bem constantemente, para não levar a outros caminhos que como diz o autor, nos traz o excesso.


É bom lembrar, o autor também nos fala que tem coisas que são totalmente fora da ética como por exemplo o homicídio, para o homicídio não existe meio ruim, ou equilíbrio para isso mas sim, tem exceção a regra. Bom pessoal é isso, era só uma palinha para incentivar vocês a lerem o livro, que nos faz pensar ao nosso redor e na vida que é por excelência uma das maiores dificuldades que nós jovens temos quando ainda estamos começando a nossa caminhada. 

domingo, 5 de março de 2017

ONDE SURGIU A MODA?



Bom dia leitores,











Bom, para quem não me conhece eu sou o professor Tiago, leciono as disciplinas filosofia e sociologia na escola Siena. Hoje vim falar da moda, vocês sabem onde a moda surgiu? E como ela surgiu? bom por isso, por ser um assunto muito pertinente e por estar no dia a dia de todos nós, á moda é nosso ponto de partida.

E para falar de moda, vou utilizar como referência o livro de Gilles Lipovetsky, "O Impêrio do Efêmero, a moda e seu destino nas sociedades modernas". Desde 1350, nota-se a distinção de aparência entre o homem e a mulher. Mas a moda era exclusivamente da Alto Costura, feita em Paris, só a nobreza detinha a moda, estamos falando no final da idade média, século XV. As pessoas pobres eram impedidas de copiar á moda.


No entanto, passado a idade média, início da idade moderna, a moda começa a ganhar sua cara, com o início da revolução industrial, a moda começa a democratizar, ser acessível a todos não mais a elite, ficou conhecida assim como "moda dos 100 anos" uma confecção industrial, não mais somente para elite e artesanal, mas sim, tornando-se mais popular.

Balenciaga ficou conhecido como o "picasso da moda", era um espanhol, estilista que tinha uma casa de alta costura. Lipovetsky usa o termo "Pret-a-porter" é fase de democratização da moda, ou ao pé da letra "pronto para usar" a confecção ganha força e a moda começa a se expandir. Mas segundo o autor, foi a alto costura de determinou a cara da moda como nos conhecemos hoje, sim com desfiles, a imprensa, saindo em jornais, essa forma da moda que conhcecemos hoje veio da alto costura.


Bom é isso pessoal, um aperitivo para vocês lerem a obra completa de Lipovetsky, uma que ainda não li mas conheço é a "Era do Vazio" deve ser muito boa tendo em vista o autor que é Lipovetksy, escreveu também "Felicidade Paradoxal" uma excelente obra, diga-se de passagem.