segunda-feira, 13 de outubro de 2014

86% DE CRISTÃOS NO PAIS SERÁ?

Fui em uma palestra recentemente, o tema era "Ciência e Religião" muito boa por sinal, professor da Ufes, falou coisas que realmente me deixam perplexo, não pelo resultado, mas o paradoxo da realidade que vivemos.

Segundo o professor o IBGE declarou existir 86% das pessoas se declaram católicas ou protestantes e apenas 15 milhões declaram ser de outras crenças e somente 600 mil pessoas não acreditam em Deus.

E ai, exatamente ai vem meu questionamento, como pode uma sociedade com quase 90% de pessoas cristãs terem uma falta de valor tão grande. Diariamente mostram-se nas televisões policiais corrompidos, políticos, médicos, enfermeiros, empresários e até quando teremos tanta coisa absurda, tanta falta de ética no nosso país.

Por isso que vejo que a ética no nosso país é fundamental, a ética do meio ambiente é imprescindível, o Brasil segundo Boa Ventura de Souza Santos é o terceiro país que mais polui o meio ambiente, representando 10,5% do todo, perde para os EUA que fica com 17,5%.

Temos que pensar nas gerações presentes e também fundamental pensar nas gerações futuras, ora se não mostrarmos o respeito ao meio ambiente hoje não teremos depois sequer meio ambiente para ter respeito, a política, no meu entender, deve tomar outro rumo, pensar mais na ética como motor nuclear para as novas batalhas, ética como forma de transformar o homem, o ser humano ter mais respeito consigo e com a sociedade em que vive,

As pessoas falam de neoliberalismo, não entendo, vivemos em um neoliberalismo desde 2006, claro que fizemos políticas públicas importantes, mas precisamos de líderes novos no meu entender, precisamos acreditar mais na democracia e na sua capacidade de mudança.

Eu diria mais, precisávamos evoluir democraticamente, na minha opinião, acho que quem ganhar hoje, não importa, acho que chegamos a um consenso, o governo não pode ser de ninguém e muito menos de partido, tem que ser do povo, tem que estar integrado as novas idéias, as inovações, aos novos movimentos sociais, a nova consciência da população e principalmente alicerçado ao novo modo de produção de trabalho.

Sem a qual, como diz Gilles Deleuze e Felix Guatari: "O corpo sem órgãos, volta-se agora a produção de desejo" não podemos achar que essas pessoas de baixa renda, que estão sendo exploradas no trabalho, até em estágio é absurdo não tentar modificar a ditadura de impostos que vivemos, esse é na minha opinião o pior liberalismo, falta vontade política para a reforma tributária e principalmente enfrentar os desafios internacionais, que são muitos. Dilma foi na ONU e a única coisa que ela disse foi que tirou milhões de pessoas da pobreza. Sim, mas isso o governo fez desde 2006, estamos em 2014, não podemos aceitar o que os EUA faz e fazer vista grossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário