segunda-feira, 27 de maio de 2013

Palestra do Prof. PHD em Sociologia Patrício Langa de Moçambique.
















Boa noite leitores,


 Gostei demais da palestra hoje que teve na UFES, no anexo II do "Elefante Branco". O tema era sobre a institucionalização da Sociologia em Moçambique. Patrício nos mostrou um professor muito atento aos problemas sociais ocorridos na Àfrica e também uma pessoa bastante humana nos conflitos que as sociedades excluídas pela falta de acesso principalmente no que tange ao desenvolvimento pleno da educação mundial. 



 Filho de uma enfermeira ele mesmo admitiu que sempre foi cercado por livros, assim vindo de uma boa educação, conseguiu aflorar esse entusiasmo frente as questões políticas vivido pela África na década de 70 a 80 sem uma democracia consolidada, muitos africanos foram mortos infelizmente por causa da guerra, como ele mesmo citou um sociólogo que quando abriu o livro, a bomba explodiu.



 Mas o que mais me chocou durante toda a sua palestra foi uma frase que esse professor, PHD em Sociologia da educação em Moçambique disse: "Tem um ditado que se você quer ver a pobreza de uma país, basta contar o número de ONGS (Organização não Governamental)que esse país possui." Infelizmente meus amigos, temos ainda muito o que fazer nesse mundo, muitas crianças ainda estão sem educação, muitas pessoas estão sem casas, famílias passando fome durante um ano inteiro, questões como a violência urbana ainda é muito comum principalmente nas metrópoles que teoricamente carregam o posto de cidades modernas. 



 Uma questão interessante é que a sociologia na áfrica tem pouco tempo de existência, surge em 1995 com criações de movimentos sociais por todos os lugares. Na palestra tive a curiosidade, como publicitário que sou, perguntei como o professor via a questão da copa do mundo que ocorreu na África em 2010 e o que ele poderia dizer para nós como uma forma de modelo a ser seguido para que o Brasil possa trilhar como um exemplo de país no controle de gastos públicos, como é necessário pensar a esses mega eventos como são a "Copa do Mundo" e a "Olimpíada". 


 E o professor disse: sua pergunta é fácil, não sei. A verdade é que ninguém tem resposta para tudo, mas sem dúvida no pouco tempo que tive a oportunidade de ouvir o professor Patrício Langa PhD em Sociologia, eu conseguir aprender um tantão de coisa e o que é melhor da África, que poucos de nós sabemos de fato sobre esse continente com tanta diversidade, como ele mesmo disse, eles têm 17 línguas, vale lembrar que é um país que também sofre com a questão do consumo, das mercadorias estrangeiras, mas que também sabe preservar suas raízes, sem precisar de perder sua história.


 Mas Patrício foi enfático, a copa do mundo em seu país gastou um dinheiro que daria para acabar com todas as favelas existente na África e na verdade o que restou foram "10 Elefantes Brancos" esse é o nome que se dá aos estádios modernas e bilionários da África. Em suma, acho que a melhor reflexão para nós brasileiros é pensar antes do que fazer gastos absurdos diante da futilidade, isto é, comprar coisas que não são de fato necessárias para o país, seria a meu ver inpensável. Assim termino um boa noite a todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário