terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Crianças do Consumo a infância roubada / Susan Linn

Acabei de ler o livro que vêem de encontro aos meus princípios sobre o consumo das crianças. Autora muito prestigiada pelo meio acadêmico Susan Linn, na minha opnião é mais que uma escritora e professora na sua área de psicologia na produção desse livro "criança do consumo a infância roubada". Se me permitem dizer, sua posição referente aos grandes anunciantes, como cita McDonald's,Disney e Pokemon por exemplo, todos eles com um faturamento anual que chega a comparar com o Pib de alguns países do nosso planeta, demonstra que as empresas não se preocupam com as transformações sociais que nós estamos vivemos, pois obesidade um perigo que só está aumentando com os surgimento das grandes redes de "fast food" deveria é estarem interessados se isto é certo, se queremos uma sociedade consciente, se estamos de fato tendo complascência com o nosso futuro. Sendo assim, ao ler seu livro percebi que o consumo das crianças é um assunto mais importante do que eu pensava, pois, deparei que ele não engloba somente os consumidores e as agências de publicidades que são os grandes interventores dessa problemática. Mas a função dos pais de saberem dosar o tempo que seus filhos estão trancados em casa vendo TV, jogando videogames torna-se uma responsabilidade de saúde de que precisamos estar atento na formação de cidadãos que nossas crianças deveriam ser, pessoas que tenham amor ao lugar que vive, que saibam seus direitos, que controla seus impulsos perante as situações da vida e do mercado no campo econômico. Vemos também que isso possa ser dever dos políticos de adotarem leis que já existem em países desenvolvidos como Noruega,Suécia e Canadá de não deixar que crianças menos de 10 anos sejam massivamente recebidas por mensagens de apelo ao consumo e o que é pior, dessa magnitude da qual o capitalismo se proliferou, o conceito enraizado nas pessoas do mercantilismo,comodismo,futilidades entre outras. Estamos numa era de constante invenção, principalmente das tecnologias, porém acho que sí queremos realmente uma construção social digna de respeito, não estamos caminhando no mesmo caminho, devemos sim nos unir ao governo, empresas privadas e discutir se essa forma descontrolada da mídia é o melhor caminho a percorrer tendo em vista, do que estão por traz crianças inoscentes que acabam se confundindo nessa mistura de realidade e fantasia que as propagandas,filmes,videogames colocando esses valores em suas mentes que contrastam com os ideais da vida.

2 comentários:

  1. Muito bom seu texto, parabéns pela reflexão...concordo com td.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado leitor, vejo que o pouco que eu estou fazendo já está surtindo efeito, pois estou dialogando com pessoas que tem pontos de vista e realidades diferentes que a minha, mas mesmo assim está concordando com a minha visão. Desculpe, só visualizei hoje mesmo, não sabia que você tinha mandado essa mensagem, se puder falar de onde é agradeço, abraço caso queira também divulgar seu blog, ou alguma informação estou a disposição para ti ouvir. Valeu!!

      Excluir