Boa noite amigos!
Bem, para quem me conhece eu sou o professor Tiago, Professor de Sociologia e formado em Publicidade pela FAESA. Hoje vou falar um tema que está em alta. O que é ser afinal conservador? pensei sobre esse texto lendo o livro célebre de Thomas Hobbes, "O Leviatã."
Nesse livro o autor deixa claro sobre sua concepção de sociedade. Lembrando que Hobbes era absolutista, por isso bastante conservador em seus conceitos que para mim, bastante válidos.
Bem, então vamos dar nomes aos bois, qual entendimento de Hobbes sobre a sociedade? para isso Hobbes cita um texto bíblico dizendo: "Jesus enviou os 70 discípulos, com autoridade para pregar, mas não enviou só os que acreditavam, enviou os incrédulos, diz ele, como ovelhas entre os lobos."
Primeiramente, nesta citação da para constatar que ser conservador não é excluir ninguém, como a frase diz, jesus não exclui nem os ladrões, que a nossos olhos são pessoas bem ruins.
É bom lembrar que o termo incrédulos usado na frase cai como um luva nos dias de hoje. "Incrédulos, ou seja, quem não acredita" Vivemos tempos difíceis, em pensar diferente sendo conservador ou de esquerda é uma afirmação de sua identidade, da sua filosofia de vida e isso pega até nos relacionamentos sexuais em nossa vida.
Por isso, no meu entendimento, conservador é ter seus ideais claros, como disciplina, responsabilidade, respeito, como diz Thomas Hobbes em outra citação: As pessoas acreditavam que as pessoas antigamente tinham obediência aos padres, mas na verdade elas tinham "reverência", que é exatamente um respeito muito mais profundo.
Por isso, a meu ver, ser conservador é reverenciar as coisas simples, como amor, seja ele com quem for, reverenciar a vida, sabendo que a vida é lutar, não é fácil, mas não é impossível. Bem galera, é isso, um pouco da obra majestosa de Thomas Hobbes, grande cientista político, autor com conceitos importantes nos dias de hoje.