Eu compro logo sei que existo: as bases metafísicas do consumo moderno Colin Campbell
quarta-feira, 10 de abril de 2019
DEMOCRACIA NA AMÉRICA
Boa noite Leitores,
Bom para quem não me conhece meu nome é Tiago Soares Wand-Del-Rey, sou publicitário de formação mas professor por opção. Ja dei dois anos de aula para a educação básica, sociologia e filosofia. Hoje faço sociologia a distância, estou gostando muito.
Mas vamos para o que interessa, estava lendo um livro recentemente, indicação do meu professor do curso de licenciatura em sociologia.
"Democracia na América" Alexis Tocqueville, a minha pergunta é o que podemos aprender com os americanos? Alexis Tocqueville, de maneira grandiosa nos dá toda a referência que o povo americano utilizou quando começou a formação dos estado tanto do Sul quanto do Norte.
Primeiro é bom lembrar, os povos americanos que chegaram foram colônia de povoamento, os negros foram mais para o sul, porque no livro Alexis Tocqueville fala que os americanos eram pessoas esclarecidas?
Segundo o próprio autor, os americanos podem ser considerados esclarecidos pois eles viviam em "comunas" eram de maioria brancos, protestantes, tinham também os índios, mas esses foram tirados de suas terras, principalmente os moicanos.
Vale notar, a soberania política do povo americano era tanto dos estados como da união, ou seja, você ja nota a diferença do sistema político brasileiro, os americanos são um povo com maior autonomia, fruto de muitas discussões e conflitos.
Gostei do livro, apesar de ter 560 páginas, mas é um leitura tranquila, no final requer um pouco de paciência, mas vale a pena, Alexis Tocqueville fala um lado dos americanos que eu Tiago, não conhecia.
Em resumo, por isso a importância da gente ler, saber o que só um autor fala e generalizar não é a forma mais correta.
Assinar:
Postagens (Atom)