Eu compro logo sei que existo: as bases metafísicas do consumo moderno Colin Campbell
sábado, 11 de julho de 2015
COMENTÁRIO SOBRE O LIVRO QUAL É TUA OBRA?
Boa tarde queridos leitores,
Estou lendo pela segunda vez dessa obra maravilhosa que Mário Sérgio Cortella que criou. Ja aviso aos marinheiros de primeira viajem que esse livro é ideal para quem quer escolher uma vocação, uma carreira, um trabalho e até mesmo para empresários.
O autor logo no início do livro ja começa aconselhando-nos a distinguir a palavra trabalho que vem do latim labor a ideia de tripalium, que significa três paus entrecruzados, ou seja, a idéia de castigo. Substituindo que os gregos chamavam de poiesis, que significa minha obra, aquilo que faço, segundo Cortella, quando você faz isso, você se reconhece naquilo que faz.
Isso eu concordo muito com Cortella, nós jovens que estamos começando nossa vida, estamos em busca constante de nos reconhecer naquilo que esperamos nos realizar futuramente. Assim, nada melhor a idéia de obra, pois indica ai uma criação.
No mundo que vivemos onde as coisas acontecem de maneira automática, onde não damos conta de nos perceber no que fazemos, isso é essencial para nos realizarmos pessoalmente.
Outra questão que o autor aborda é a ética, como um dilema que vivemos, muitas vezes queremos as duas escolhas, quando na verdade só podemos escolher uma, assim vivemos um dilema.
Gosto muito também da sua afirmação sobre líderes, que para Cortella, líder tem que inspirar, concordo com ele também, líderes que só expira você desanima, fica para baixo, como Cortella, "Paulo Freire era tão grande que ele sabia que era pequeno para poder crescer, gente grande de verdade sabe que é pequena e por isso cresce, gente pequena acha que é grande e o único modo de ela crescer é abaixando a outra pessoa."
Assinar:
Postagens (Atom)