terça-feira, 28 de abril de 2015

FORMAÇÃO DOS ESTADOS EUROPEUS



Boa noite queridos leitores,







Hoje iremos falar um pouco da formação dos estados europeus. Em 1500 não tínhamos o conceito de estado como conhecemos hoje. A Europa também tinha outro nome era conhecida como Eurásia. Assim, no período patrimonialista que vai até o século XV era a coroa que mandava, era um território que formava mais de 200 cidades-estados,principado, bispados, estados federados em que viviam em guerra.


        Dessa forma o que entendemos como cidadania veio de muitas reivindicações das pessoas que vivam nessas regiões com o rei. Depois do período patrimonialista vem o período da corretagem é a época da ascensão dos soldados mercenários, em que o rei governava com seus intermediários, só que como muitos deles eram mercenários acabavam entrando em conflitos, muitos deles assim acabaram morrendo.

       É nessa época que acontece a guerra dos 30 anos, séc. XVI muitos mercenários foram mortos nesse período, o que ajudou na centralização e na formação dos estados. Como diz nosso célebre autor Charles Tilly. "a guerra fez o estado e o estado fez a guerra" os estados para proteger sua nação davam infraestrutura e aceitavam algumas das reivindicação de sua população obtendo em troca mão de obra para as guerras.

       Período da nacionalização em 1705 o tratado de Nicolas de La Maré. é a criação da polícia que conhecemos hoje, ajudou na parte administrativa pública. E o que deu origem a quase por completa formação do estado foi a revolução francesa, em 1789. Em resumo, depois da nacionalização chega o período da especialização, é o que conhecemos hoje como concepção de estado.