A menina, que descobriu em janeiro estar com osteosarcoma, um tumor maligno no fêmur, vai operar a perna esquerda na próxima terça-feira (30), no Hospital Infantil de Vitória, para retirar as partes que foram comprometidas pelo tumor, segundo relata a aposentada Maria Lúcia Guisso, 50 anos, mãe de Luiza.
"Ela está bem, se preparando para a cirurgia nesta semana. Ela precisará retirar 20% do fêmur, o joelho, e 10 cm abaixo do joelho", explica.
Para a cirurgia, Luiza precisará de sangue. Apesar de já ter o número ideal de doares exigido pelo Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), ela utiliza a força que conquistou no Facebook para que as pessoas compareçam no Hospital Evangélico, em Cachoeiro de Itapemirim, e no próprio Hemoes, em Vitória.
"Ela está usando a doença dela para ajudar muita gente que precisa. O objetivo é repor os bancos de sangue do Hospital e também do Hemoes. Futuramente ela pode precisar de novo, assim como outras pessoas. Não pode correr o risco de faltar sangue para os que necessitam. ", afirma a mãe.
E a força da adolescente nas redes sociais é intensa. Desde que começou a utilizar a internet para compartilhar os principais momentos de seu tratamento, e mostrar que está encarando bem cada fase, Luiza alcançou 3.480 amigos, além de 1.218 pessoas que a seguem por meio do feed de atualizações. Em seu perfil, ela posta fotos no hospital, com amigos e das sessões de quimioterapia com mensagens de superação.
"A doença teve uma regressão, o suficiente para que a cirurgia fosse feita. Ela está encarando bem a situação. Já conseguimos com um médico, a prótese que será utilizada após a cirurgia. Fica todo mundo apreensivo nessas horas. Mas estamos confiantes e com muita fé em Deus que a Vitória será alcançada", pondera Maria Lucia.
A descoberta
Luiza Guisso descobriu a doença em janeiro. Ela, que jogava handball pelo time do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), se queixou de dores no joelho esquerdo. Preocupada, os pais a levaram ao médico, onde foi feita uma ressonância, e o câncer foi constatado.
Desde que descobriu a doença, Luiza vem passando por sessões de quimioterapia no Hospital Evangélico, em Cachoeiro. Mesmo deixando a vaidade de lado - ela raspou o cabelo para encarar o tratamento - ela demonstra otimismo nas redes sociais e conta com a força dos amigos.